Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Mensagem de felicitações 2016.




Estimados amigos e queridas amigas, é com grande alegria que os saúdo. Chegamos ao final de 2015, ano que marcou a retomada das atividades Produção em Cena. Que esse 2016 seja um ano de coisas novas. A todos manifesto meus mais sinceros votos de Feliz Ano Novo, repleto de alegria, avanços e vitórias. Feliz 2016 !

Qual é a essência do verdadeiro espírito poético?
 - Não é nenhuma outra que o amor e a preocupação com o bem-estar da humanidade. São a abnegação e o altruísmo que não buscam a fama nem a fortuna. É a disposição de lutar tenazmente pela justiça - denunciando o mal, proclamando a verdade e defendendo a causa das pessoas. As pessoas que carecem dessa sensibilidade poética, dessa profunda empatia por todos que estão ao seu redor, não compreendem os sentimentos dos outros. E as pessoas que menosprezam esse espírito acabarão perdendo a própria humanidade e o senso de companheirismo.
O grande filósofo Immanuel Kant (1724-1804) viveu praticamente toda sua vida sem sair da pequena cidade de Könegsberg, na Prússia Oriental. No entanto, a partir desse diminuto microcosmo de sua amada terra natal, projetou sua odisséia intelectual, estendendo amplamente as asas de seu pensamento e alçoou vôo ao macrocosmo do mundo e do infinito universo, dando surgimento a um sistema de pensamento filosófico único. Tsunessaburo Makiguti (1871-1944), presidente fundador da Soka Gakkai, foi um firme proponente desse enfoque global embasado na comunidade local e dizia; "O lugar onde nos encontramos neste exato momento é o palco de nossas atividades como cidadãos do mundo." 

A posição social e a riqueza não são medidas pelo verdadeiro valor da pessoa; tampouco devemos julgar as pessoas por esses critérios. Por exemplo, o fato de ser uma personalidade do governo torna a pessoa especial? De forma alguma. Os líderes do governo são seres humanos assim como eu e você e, especialmente na democracia, o povo é o soberano. As personalidades do governo existem para servir ao povo. São as ações da pessoa que importam. 

Em seu último ano de vida, Tolstói fez a seguinte observação: "Quanto mais desafiadoras forem nossas circunstâncias, mais material elas proporcionam para nosso desenvolvimento espiritual". As pessoas que passam todo o tempo em buscas inúteis não são nobres nem grandiosas, não importando o quanto seja nobre o título ou posição que elas detenham.

O Brasil é um país rico pelas diferenças culturais de seu povo. Infelizmente vivemos um tempo onde as pessoas que trabalham na mídia e outras que são ligadas a partidos políticos tenham enfatizado tanto essas diferenças de forma planejada para aumentar a segregação social e de classes, que o brasileiro se sente coagido a aceitar o imoral e o amoral, em nome do errado politicamente correto. 

Lamento que em SJCampos a diretoria da FCCR, juntamente da Secretaria da Educação em conluio com a Prefeitura, tenham protelado a realização da Bienal do Livro para 2016 que é ano eleitoral, numa clara demonstração de desrespeito com as leis municipais e, totalmente em defesa de interesseres eleitoreiros. 

Vivemos aqui, 3 anos de políticas equivocadas e desastrosas, onde o que prevaleceu foi o marketing, inclusive de obras privadas. Muito provavelmente 2016 será o último ano da administração petista em SJCampos. Infelizmente muitas pessoas comuns, que como eu, deram um voto de confiança pro PT, se decepcionaram. Assim como eu, essas pessoas querem mais é dar um "pé na bunda" desse prefeito e sua gente inescrupulosa, que demonstraram muita sede pelo poder e nada mais. 

Atualmente paira no ar uma grande dúvida sobre a idoneidade das informações repassadas pela Justiça Eleitoral, mas tomara não consigam nunca mais ganhar nenhuma das eleições que disputarem! 

Embora existam inúmeras diferenças entre os homens, ainda assim, são seres humanos. Todos se deparam com as mesmas questões fundamentais da existência – Nascimento, Envelhecimento, Doença e Morte. Não é exagero dizer que o diálogo entre civilizações é essencialmente um diálogo entre seres humanos, uma vida tocando outra, um coração se comunicando com outro.

O grande humanista holandês Erasmo (1469-1536) declarou em nome da paz: "A denominação comum 'ser humano' é suficiente. Nada mais é necessário acrescentar para os homens conviverem em harmonia".

O Budismo é uma filosofia de vida para transformação da nossa realidade. Por isso, a prática budista não é separada das dificuldades e acontecimentos do dia-a-dia. Podemos dizer que é, essência real da vida diária.

Gostaria de finalizar essa reflexão com um trecho de um discurso do presidente Ikeda: 
"A felicidade, como também a plena satisfação, encontram-se dentro do desafio para o nosso desenvolvimento e dentro das ações para o próprio fortalecimento, os quais se obtêm por meio do devotado empenho para o bem das pessoas, para o bem dos amigos e para o bem da sociedade".

"O budismo é bom senso, é conduzir as outras pessoas à felicidade e transformar a sociedade em que vivemos por meio da própria revolução humana". Eis a grandiosidade do Budismo Nitiren Daishonin.

Seguindo as diretrizes da SGI e as recomendações do presidente Ikeda, meu mestre da vida, encerro esta mensagem com meus mais sinceros votos de boa saúde, vitalidade, infinita boa sorte e benefícios neste ano que se inicia, como também votos de paz, segurança e prosperidade a cada um dos senhores e aos seus familiares em suas respectivas comunidades.

Nitiren Daishonin declara: "Um grande mal prenuncia a chegada de um grande bem". E também afirmou: "O importante é o coração".

Mais uma vez, desejo a todos, um ano de muitas vitórias! Agradeço sinceramente sua atenção e paciência. Pratiquem o altruísmo e, por favor, cuidem da saúde!

Júlio Saggin,
PRODUÇÃO EM CENA

Gostaria que se possivel, todos comentassem. Obrigado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário