Páginas

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mensagem de Ano Novo 2013.



Queridas amigas e estimados amigos, preciosos pilares de ouro, Feliz 2013!!!

Desejo-lhes sinceramente um Feliz Ano Novo, repleto de alegria, avanços e vitórias!
 
O grande filósofo Immanuel Kant (1724-1804), viveu praticamente toda sua vida sem sair da pequena cidade de Könegsberg, na Prússia Oriental. No entanto, a partir desse diminuto microcosmo de sua amada terra natal, projetou sua odisséia intelectual, estendendo amplamente as asas de seu pensamento e alçou vôo ao macrocosmo do mundo e do infinito universo, dando surgimento a um sistema de pensamento filosófico único. 
Tsunessaburo Makiguti (1871-1944), presidente fundador da Soka Gakkai, foi um firme proponente desse enfoque global embasado na comunidade local e dizia; "O lugar onde nos encontramos neste exato momento é o palco de nossas atividades como cidadãos do mundo."
Venho, desde 2006, desenvolvendo um trabalho de produção cultural alternativa e independente, e travando sucessivas batalhas para efetivar uma programação cultural permanente em nossa cidade. Portanto, minhas ações, denominadas PRODUÇÃO EM CENA, estão em perfeita sintonia com esse pensamento. 

O ano de 2012 marca o encerramento da hegemonia tucana em SJC. Depois de se manter no poder por 16 anos, o partido derrotado nas últimas eleições, precisa rever seus conceitos políticos, administrativos, e sobretudo ideológicos, para poder ter chance de retornar a governar a cidade! Ao partido vencedor cabe tornar público todas as contas, de todas as secretarias e autarquias, e mais, manter essa transparência nos anos que seguem, para que toda a população saiba o que foi, e está sendo, feito de bom e de ruím, para toda a sociedade.

A posição social e a riqueza não são medidas pelo verdadeiro valor da pessoa; tampouco devemos julgar as pessoas por esses critérios. Por exemplo, o fato de ser uma personalidade do governo torna a pessoa especial? De forma alguma. Os líderes do governo são seres humanos assim como eu e você e, especialmente na democracia, o povo é o soberano. As personalidades do governo existem para servir ao povo. São as ações da pessoa que importam. 
Em seu último ano de vida, Tolstói fez a seguinte observação: "Quanto mais desafiadoras forem nossas circunstâncias, mais material elas nos proporcionam para nosso desenvolvimento espiritual". As pessoas que passam todo o tempo em buscas inúteis não são nobres nem grandiosas, não importando o quanto seja nobre o título ou posição que elas detenham.

As pessoas comuns que vivem de forma descente e honesta são as verdadeiras defensoras do mundo. O poeta alemão Heinrich Heine (1797-1856) escreveu: "A pessoa é nobre / se se sente e age como nobre". O poeta indiano Rabindrath Tagore (1861-1941) escreveu: "Saiba que (...) a presunção não dura para sempre". A forma de acabar com a presunção ou a arrogância é falar - falar com palavras verdadeiras. 

Como sabem, faço parte de uma organização humanista que, age em prol da Paz, Cultura e Educação, a SGI (Soka Gakkai Internacional), que é baseada na filosofia do budismo de Nitiren Daishonin e, tem como líder o Dr. Daisaku Ikeda, um poeta laureado.

Nas mensagens que escrevo, quero incentivar as pessoas a encontrarem a felicidade em seus próprios corações e, não nos desejos mundanos. Nós da SGI sempre promovemos nosso movimento cultivando a amizade e a confiança de pessoa para pessoa. E foi assim que nos tornamos uma organização global. É importante forjarmos os jovens.

O presidente Ikeda, declarou; “Ampliar nosso círculo de amigos é a verdadeira essência do Kossen-Rufu. Vamos nos empenhar para aumentar o número de amigos com quem podemos conversar aberta e francamente, amigos em quem podemos confiar de todo coração. Empreguei exatamente esse tipo de ‘diplomacia pessoal’ para propagar o Kossen-rufu, fazendo aliados entre aquelas pessoas que não compreendiam nossos objetivos ou que sentiam preconceito com relação ao nosso movimento”.

Gostaria de agradecer ao público, que é cativo desde o início das ações, por acreditar no trabalho, atuando como as tochas que iluminam minha caminhada. Muito obrigado! Não posso deixar de mencionar a importância dos apoiadores, Fabio e Shizue, Gilmar e Juliana, David, Beth e Mônica, Was e Analú, Jeter e Karin, os quais possibilitam a difusão cultural realizada pela agência PRODUÇÃO EM CENA. Prestigiem sempre:  Ornato PresentesO Pedal DeliveryCafé da Madre, Literacia Livraria e Jetter Design.

A vida é uma sucessão de batalhas. Para obtermos a vitória, tão importante quanto o desejo de conquista-la, é a consciência de que é necessário empreender sinceros e árduos esforços, e, ter perseverança até alcança-la. É preciso ter objetivos claros! Por isso mesmo, devemos decidir diariamente: "Hoje avançarei mais um passo! Hoje meu dia será vitorioso!" São as pequenas vitórias do dia a dia que construirão a grande vitória em 2013.

Nitiren Daishonin declara: "Um grande mal prenuncia a chegada de um grande bem". E também afirmou: "O importante é o coração".

O Budismo é uma filosofia de vida para transformação da nossa realidade. Por isso, a prática budista não é separada das dificuldades e acontecimentos do dia-a-dia. Podemos dizer que é, essência real da vida diária.

Gostaria de finalizar essa reflexão com um trecho de um discurso do presidente Ikeda: "A felicidade, como também a plena satisfação, encontram-se dentro do desafio para o nosso desenvolvimento e dentro das ações para o próprio fortalecimento, os quais se obtêm por meio do devotado empenho para o bem das pessoas, para o bem dos amigos e para o bem da sociedade".

"O budismo é bom senso, é conduzir as outras pessoas à felicidade e transformar a sociedade em que vivemos por meio da própria revolução humana". Eis a grandiosidade do Budismo Nitiren Daishonin.
Seguindo as diretrizes da SGI e as recomendações do presidente Ikeda, meu mestre da vida, encerro esta mensagem com meus mais sinceros votos de boa saúde, vitalidade, infinita boa sorte e benefícios neste ano que se inicia, como também votos de paz, segurança e prosperidade a cada um dos senhores e aos seus familiares em suas respectivas comunidades.

Mais uma vez, desejo a todos, um ano de muitas vitórias! Agradeço sinceramente sua atenção e paciência. Pratiquem o altruísmo e, por favor, cuidem da saúde!

Ao novo prefeito de SJCampos, Carlinhos Almeida, desejo muita sabedoria e discernimento na condução de seu 1º mandato, juntamente com seu secretariado, e dos vereadores eleitos e reeleitos.


Júlio Saggin,
PRODUÇÃO EM CENA


Nenhum comentário:

Postar um comentário