Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2009

MENSAGEM - PRODUÇÃO EM CENA

Nobres amigos,
É com imensa satisfação que os saúdo. A todos, manifesto meus mais sinceros votos de feliz Ano-novo!

A ampla rede de paz, cultura e educação da SGI, fundamentada na filosofia do budismo de Nitiren Daishonin, hoje se encontra difundida em 192 paises e territórios. Daisaku Ikeda, 3º presidente da SGI, já ultrapassa a marca dos 225 títulos acadêmicos e ainda foi homenageado com mais de 550 títulos de cidadão honorário. Um fato histórico e inédito, um recorde mundial.

Agradeço a todas as pessoas (público) que entraram na minha vida e me inspiraram, comoveram e iluminaram com sua presença, nos mais diversos eventos culturais e também, nas redes de relacionamento.

Também expresso minha gratidão às seguintes pessoas pelo enorme apoio e contribuição à minha jornada e à criação do projeto, que hoje atua como agência:

Moisés Miastkwosky, Claudio Mendel, Fernando Rodrigues, Marcelo Esteves, Cristiano Karnas, Sandro Karnas, Darcy Figueiredo, Tiche Viana, Roberto Mallet, Evill Rebouças, Antonio Abujamra, Vinicius Piedade, Yandra Firmo ...

Por partilharem com generosidade sua sabedoria, amor e virtude suprema, presto homenagem aos músicos: Eduardo Rennó, Marcus Flexa, Beto Jaguary, Demétrio Mussi, Joca Freire, Gerard Scher, Déo Lopes, Márcio Oliveira, Caiuque Bonsucesso, Gledson, Coelho, Geo Pinto, Cleber assumpção, Raul de Sá, Léo Magalhães, Nadiejo, Cinthia Jardim, Fabiano White, Geraldo Felipe ...

Aos extraordinários seres humanos que formam a seleta lista de poetas em nossa cidade: Poeta José Moraes, Reginaldo "Poeta" Gomes, Zenilda Lua, Dalto Fidencio, Josefina Neves Mello ...

Aos meus preciosos amigos por seu amor e apoio: Danilo, Gilmar e Edu, Susi e Lú, Mariana, João, Pedro, Jeter e Jader, Pasquarelli Jr., Vanessa, Carol e Deto, Maria Helena, Flavia, Carla e Marilda, Alexandra, Rosélia e Marcelo, Fabio, Alberto, Moscardi, Beto, Pedro e Patrícia, Beatriz, Marcio e Ricardo, Guilherme, Liv, Adriano, Fernanda e Lucimara, Elcio, Aldo, Fabiana, Viviane Palandi, Vanessa Morelli, César Cruz e muitos outros .

Este foi mais um ano de grande dificuldade, pois os eventos teatrais, foram e são o motivo que me fizeram escolher esta profissão, a de Produtor Cultural. Só no final do Ano, em novembro, consegui trazer uma peça de teatro pra SJC. E o público me cobra mais peças ...

O poeta mexicano Nezahualcóyotl, que viveu no século XV, escreveu:

"ADORO O CANTO DOS PÁSSAROS-DAS-CEM-LÍNGUAS, AVE DE QUATROCENTAS VOZES. AMO A COR DO JADE E O AGRADAVEL PERFUME DAS FLORES. MAS, ACIMA DE TUDO, AMO MEU IRMÃO; O HOMEM".

Os pássaros têm belas canções, as jóias possuem cores radiantes, as flores exalam perfumes agradaveis e os seres humanos possuem o espírito poético.

"O ESPÍRITO POÉTICO É A FORÇA DA ESPERANÇA EM RECUSAR O DESESPERO, O PODER QUE FORTALECE E UNE AS PESSOAS É A FONTE PARA A CRIAÇÃO DA PAZ".

"Todos precisamos nos reencontrar em nossa origem e revalorizar a fonte de onde tudo começou. A TERRA. esquecemos que o ser humano e a natureza são sistemas inseparáveis". (Rosa Alegria, futurista, pesquisadora de tendências e comunicóloga).

Há cerca de 30 anos, Daisaku Ikeda, 3º presidente da SGI, envia propostas de paz à ONU, na qual trata de assuntos pertinentes a sociedade mundial, entre a quais, os diversos problemas ecológicos que resultam em condições climáticas extremas. Em decorrência da irresponsabilidade do homem, desastres naturais são cada vez mais frequêntes - cidades são destruidas pela enfurecida força da natureza que, parece mostrar sinais de fragilidade mediante tanta exploração e abuso. Uma catástrofe que ficará marcada como um dos maiores acidentes ambientais foi o TSUNAMI que, provocou a morte de mais de 230 mil pessoas no sul da Ásia, em 2004. "As questões da pobreza, desarmamento e do meio ambiente exigem os esforços concentrados da comunidade internacional, fundamentados no senso de pertencer à humanidade e em um senso de responsabilidade pelo futuro", afirma o presidente Ikeda.

Jamais devemos perder de vista o fato de que, por mais que o tecnologia da comunicação avance, o ser humano é o que mais conta. É o indivíduo - caráter de cada um - que é decisivo enquanto criador e protagonista da cultura.

O conhecido poeta uzbequistanês Alisher Navoi (1444-1501), escreveu: "A paciência traz a solução para tudo, ao passo que a descuidada prescipitação sempre traz a derrota". E ainda fez as seguintes declarações: "A pessoa que não têm nenhuma consideração pelos outros não é um ser humano" e "O líder que não se preocupa seriamente com a felicidade das pessoas, não é humano".

Qual é a essência do verdadeiro espírito poético?

- Não é nenhuma outra que o amor e a preocupação com o bem-estar da humanidade. São a abnegação e o altruismo que não buscam a fama nem a fortuna. É a disposição de lutar tenazmente pela justiça - denunciando o mal, proclamando a verdade e defendendo a causa das pessoas. As pessoas que carecem dessa sensibilidade poética, dessa profunda empatia por todos que estão ao seu redor, não compreendem os sentimentos dos outros. E as pessoas que menosprezam esse espírito acabarão perdendo a própria humanidade e o senso de companheirismo.

"As flores desabrochando

No jardim do universo

São magnificas.

E a mais perfumada

De todas

É a flor da vida".



Alisher Navoi



O Budismo é uma filosofia de vida para transformação da nossa realidade. Por isso, a prática budista não é separada das dificuldades e acontecimentos do dia-a-dia. Podemos dizer que é a essência real da vida diária.

Gostaria de finalizar essa reflexão com um trecho de um discurso da presidente Ikeda: "A felicidade, como também a plena satisfação, encontram-se dentro do desafio para o nosso desenvolvimento e dentro das ações para o próprio fortalecimento, os quais se obtêm por meio do devotado empenho para o bem das pessoas, para o bem dos amigos e para o bem da sociedade".

"O budismo é bom senso, é conduzir as outras pessoas à felicidade é transformar a sociedade em que vivemos por meio da própria revolução humana".

Eis a grandiosidade do Budismo Nitiren Daishonin.

Seguindo as diretrizes da SGI e as recomendações do presidente Ikeda, meu mestre da vida, ofereço minhas profundas e sinceras orações pela boa saúde e felicidade de todos os senhores, queridos amigos. Que os senhores tenham o melhor ano de todos junto a seus familiares!!

bj no coração de todos.

julio saggin



fonte: www.brasilseykio.com.br

para conhecer mais acesse; www.bsgi.org.br ou me liguem.


Nosso blog: http://www.producaoemcena.blogspot.com/
Adeptos do Twitter: http://twitter.com/juliosaggin

Adeptos do orkut, nossa comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=20913439

2 comentários:

  1. Ai, Júlio, pra que fazer a gente chorar com tanta doçura? Outra pergunta: é justo isso?
    Você, totalmente yin falando direto aos corações. Vou às lágrimas mesmo. Sem pudor. Bênçãos sobre bênçãos em 2010.
    Namasté,
    Juracy.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Júlio, apesar de todas as minhas ranzinzices e divergências, ainda mereci estar entre os seus "preciosos amigos"?

    Isso é amizade verdadeira.

    Longa Vida, meu amigo!

    BÊijos da BÊ

    ResponderExcluir